O início da rotina de exercícios

Após estipular que teria ao menos 15 minutos de exercícios diários e adquirir minha bicicleta ergométrica, iniciei a rotina de pedalar com bastante ânimo. 

A última vez que eu havia pedalado foi em 27 de setembro de 2015, quando fiz um pedal com alguns amigos e, após isso, me acomodei e permiti que o ócio me dominasse. Porém, ao me confrontar após o diagnóstico, com a possibilidade real de morte em algumas situações, vi que deveria começar a me cuidar melhor pois o sucesso do tratamento também estava atrelado aos bons hábitos que eu desenvolvesse a partir de então. E assim eu fiz. Adquiri uns pesos pra perna e fitas elásticas para usar fora dos horários da fisioterapia e, com o apoio da minha esposa, estabeleci uma rotina diária de exercícios, que, em pouco tempo, as crianças também estavam participando. As palavras convencem, mas o exemplo arrasta. 

Foi então que, em Março de 2021, precisei internar para fazer um outro protocolo do tratamento, que era o metotrexato, uma medicação muito forte, que combateria as células ruins, mas também afetaria células boas de meu corpo e que, em sua dose única, poderia causar também, uma hepatite medicamentosa, portanto, seria necessário internar. Então, era hora de fazer o necessário, como sempre. Internei, e, durante aproximadamente uma semana, permaneci no hospital e lá, comecei a ver vídeos de pessoas que admiro e que hoje são atletas profissionais no mundo do Mountain Bike e do Downhill, então, naquele momento, tomei uma decisão muito importante: 

Vou me preparar para o Iron Biker*!

Comuniquei essa decisão à minha esposa e à minha mãe. Elas, como sempre, me deram total apoio e, assim que recebi alta do hospital, me levaram para escolher uma bicicleta nova para iniciar essa nova jornada. Bicicleta adquirida, fiquei então sabendo de um desafio virtual do Iron Biker. Ele consistia em percorrer de 500 a 1000km em 90 dias. Não tive dúvidas, me inscrevi no de 500km e iniciei o desafio pedalando em média 6km/dia, então as semanas iam passando e eu ia aumentando os quilômetros percorridos aos poucos. Ao final do desafio, quase completando os 90 dias, faltando 27km para finalizá-lo, eu já estava percorrendo uma média de 16km/dia, mas decidi aumentar a aposta e, no dia 16 de setembro de 2021 eu percorri 27,10km, completando assim, o desafio virtual e me dando um ânimo ainda maior para enfim tentar uma coisa ainda mais ousada: me inscrever na etapa presencial do Iron Biker.

(Foto tirada após a chegada da medalha do desafio virtual de 500km do Iron Biker)


(Continua...)
___________________________________

*O Iron Biker Brasil é uma competição de mountain bike que acontece em estilo maratona. É considerada a maior prova de mountain bike da América Latina. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O início de tudo

Gratidão!

O início dos tratamentos